
BIBLIOTECA
A riqueza da obra de Carl Jung nos permite ampliar nosso conhecimento através de uma diversidade de temas difícil de encontrar em outras abordagens teóricas. A transversalidade da sua teoria está aqui ilustrada por alguns artigos, monografias, dissertações e teses de profissionais reconhecidos. Esperamos que gostem e caso tenham alguma sugestão, contribuição teórica e/ou comentários, não hesitem em contatar.
Imagens do Self: o processo terapêutico na caixa-de-areia

O jogo na areia é um a forma não-verbal e não-racional de terapia que atinge um nível profundo, pré-verbal da psique. Nesta modalidade psicoterapêutica os pacientes criam cenas tridimensionais, quadros, com figuras realistas em miniatura. A autora alia as técnicas junguianas de interpretação dos sonhos a este revolucionário método terapêutico.
Deuses e Heróis

A obra reúne as mais ricas e belas histórias do universo da mitologia grega, estudadas e divulgadas através dos tempos. Zelita Seabra - autora de 'Tempo de camélia' e 'Quatro amores' - , desvela a mitologia de forma simples e atraente, apresentando ao leitor os deuses e os heróis dos antigos mitos, rodeados de luzes e sombras, de fascínio e encanto. As histórias narradas no livro compõem o legado de poetas como Homero, Hesíodo, Píndaro, os três grandes trágicos - Ésquilo, Sófocles e Eurípedes -, imortais como a obra que criaram.
A Criança

Em A criança, Neumann não responde apenas à importante questão acerca dos motivos pelos quais a "relação primal" é tão decisiva em nossa vida, mas traz à luz o padrão do nosso comportamento social, no qual a polaridade da psique pode ser observada nas imagens primordiais do matriarcado e do patriarcado.
Art And Creative Unconscious - Parte 1

Four essays on the psychological aspects of art. A study of Leonardo treats the work of art, & art itself, not as ends in themselves, but rather as instruments of the artist's inner situation. Two other essays discuss the relation of art to its epoch & specifically the relation of modern art to our own time. An essay on Chagall views this artist in the context of the problems explored in the other studies.
O Reencontro da Criança Interior

Este livro é uma coletânea de 37 artigos que definem e dão realidade concreta à imagem abstrata da criança interior, mostrando que ela é um símbolo de união do ser, símbolo que representa, de acordo com Jung, a parte da personalidade humana que deseja desenvolver-se e tornar-se inteira. - PARTE 1
O Símbolo e o simbólico: epistemologia e fundamento

O entendimento da noção de símbolo, de simbólico, assim como de sua experiência, será fundamental para compreender a intuição originária que se encontra presente na noção de “função transcendente”.
Maddi Damião Junior
A Criação do Indivíduo na obra de C. G. Jung

O objetivo é indicar que através de um diálogo com a fenomenologia hermenêutica torna-se possível dizer que a contribuição original de Jung para a psicologia contemporânea é a crítica da moderna noção de sujeito, enquanto morada representacional e desejos. Ao longo de seu conceito de "processo de individuação" a subjetividade pode ser compreendida como um processo de realização simbólica e integração Homem-Mundo.
Depressão: um percurso através dos mitos.

Depressão e Transformação: Uma Perspectiva sobre um Marco Psicopatológico da Contemporaneidade

Psicoterapia Junguiana: a prática transdisciplinar no universo psicológico

® 2017 Prática Junguiana, Todos os direitos reservados.